outubro 22, 2013

Qual é qual?

     Quantas vezes não vamos a um jantar formal e nos vemos às aranhas com tantos talheres e copos? Pois é, para que isso não aconteça resolvi explicar-vos um bocadinho para que serve tanta tralha afinal.
     Podem também aproveitar as dicas para colocar a mesa de Natal, para outras festividades, para quando receberem amigos ou familiares em casa e decidirem oferecer um jantar sentado, entre outras. Mas afinal para que serve cada coisa?




       Os pratos também devem estar pela ordem que vão ser utilizados: o que está mais abaixo é o que corresponde ao último prato a ser servido, enquanto que o que está mais acima corresponderá ao primeiro prato a ser servido. Conforme se vão servindo os pratos de comida, vão-se removendo os mesmos. Os pratos devem também estar alinhados pelo centro.

     Os talheres devem estar colocados de acordo com os pratos a serem servidos, ou seja, o primeiro a ser utilizado mais à direita e o último mais à esquerda. Assim como as facas e a colher da sopa, outros talheres que não necessitem de outro talher auxiliar devem ser colocados do lado direito do prato (c,d). Os garfos que acompanham as facas devem ser colocados do lado esquerdo do prato, na mesma ordem (a, b). Todas as facas devem ter a lâmina voltada para o prato e todos os talheres o cabo alinhado. Atenção: a colher deve ser introduzida na boca de frente, mas sem girar demasiado o pulso.

      Os talheres para a sobremesa devem ser colocados na parte superior do prato (j,l): a colher mais afastada do prato com o cabo para a direita, e o garfo logo abaixo com o cabo para a esquerda.

     Os copos (no exemplo: vinho branco, vinho tinto e água) devem ser colocados no lado superior direito do prato (g, h, i) e podem ficar agrupados como na ilustração acima, ou alinhados com as facas.

     O prato do pão e da faca da manteiga coloca-se do lado esquerdo superior do prato (m, n), estando a faca da manteiga sempre pousada no prato e nunca sobre a mesa. Mas não se esqueça, o pão corta-se sempre com as mãos.
 
     O guardanapo deve estar colocado, preferencialmente,  em cima do prato.
  
     Não é aconselhável colocar centros de flores odorosas ou que dificultem a visão.


Tipos de talheres


      Colheres: são quatro e devem ser usadas da maior para a menor: sopa(4), sobremesa(3), chá(2) e café(1).

     Garfos: o garfo de sobremesa(5) tem basicamente a mesma função do garfo principal(7), embora tenha um tamanho menos para se adaptar a alimentos mais delicados e servidos em menores porções. Já o garfo de peixe(6) tem dentes mais grossos para auxiliar na separação de possíveis espinhas.

     Facas: a faca da carne(10) servirá para ajudar a colocar os alimentos sobre os garfos. A faca de peixe(8) tem como função auxiliar o garfo na separação de espinhas, e por isso mais pontiaguda. As menores(9) são utilizadas para sobremesas e manteigas.


Tipos de Copos


   1 - Cerveja: seu formato favorece a formação de espuma e ajudar a manter a temperatura.
     2 - Bebidas quentes como chocolate quente.
    3 - Espumante e champanhe: a taça flûte fina e elegante mantém as borbulhas da bebida por mais tempo.
     4 - Martini e cocktail gelado: nesta taça não se deve usar gelo.
     5 - Espumante e champanhe: semelhante à taça flûte.
     6 - Shot: evita que o calor das mãos aqueça as bebidas que costumam ser servidas frias e em pequenas doses.
     7 - Vinho branco: a taça é menor do que a do vinho tinto porque a bebida deve ser servida aos poucos para não aquecer uma vez que o vinha branco deve ser consumido gelado. Taça também usada para servir vinho rosé.
     8 - Cocktail de frutas: é ideal para bebidas cremosas.
    9 - Vinho tinto: tem corpo grande para realçar o sabor e aroma da bebida. Não precisam de estar gelados.
     10 - Margarita: cocktail tipo mexicano. Na hora de servir costuma-se molhar a borda da taça com sumo de limão e depois encosta-la a um prato com açúcar.
     11 - Cocktail tropical e refrescante: indicado para bebidas super coloridas e decoradas.
     12 - Uísque: é largo para acomodar os cubos de gelo que geralmente acompanham a bebida.
     13 - Bebidas destiladas e cocktail refrescante: é indicado para servir sumo ou bebidas com bastante gelo.


Flor de Maracujá
 


Sem comentários:

Enviar um comentário