junho 07, 2014

What To Wear | Casamento

Tenho para mim que esta deve ser a cerimónia que mais mexe com os nervos e provoca dores de cabeça às mulheres, mas é normal! Provavelmente vão encontrar a família toda (incluindo os primos da França), ou não sendo família há sempre alguém que não costumamos ver e por isso queremos estar no nosso melhor. Então, assim que recebem o convite o pânico é geral! Mas, e o que vou vestir? Vestido curto, ou comprido? E os sapatos? Quais? De que cor? E o cabelo? Preso, ou solto? Liso, ou ondulado? E levo uma bolsa a combinar com os sapatos, ou nada a ver? Enfim, uma lista infindável de questões que nos assombram automaticamente, verdade? Por isso decidi ajudar-vos nesta questão tão importante para nós, e vão ver que não é nada difícil.

Se há coisa que é regra em todas as festas é o nível de proximidade com os noivos. Claro que se for, imagine, um casamento de alguém muito afastado não precisa de investir tanto na imagem como se for de um irmão, por exemplo. Com isto não estou a dizer para irem de jeans, mas provavelmente quando é alguém tão próximo já estamos mais abertas a investir mais algum dinheiro na fatiota. Mesmo assim, cuidado com os vestido escolhidos em lojas massificadas (ex.: Zara, Mango, H&M), a probabilidade de aparecer alguém com um igual é gigante, por isso aposte essencialmente em acessórios marcantes que tornem o seu look único.

Cada vez é mais comum o convite indicar o Dress Code, e temos de admitir que ajuda bastante na hora de decidir, por isso fiz para vocês este quadro que vos explica melhor o que cada Dress Code nos pede.



Não esquecer:

Se vai haver cerimónia religiosa tente usar qualquer coisa mais composta, sem grandes decotes. Ou então, leve um lenço para cobrir os ombros na igreja.

Nunca, mas NUNCA vá de vestido branco, principalmente se o Dress Code pedir vestido comprido. Por branco entenda-se champanhe, prateado muito claro, e todas as cores que a possam confundir com a noiva. Não ia ser bonito. Há quem diga que preto não, mas eu não concordo. Acho que preto integral é que não porque é suposto ser uma ocasião festiva e não um funeral, mas se levar alguma coisa preta combinada com outras cores não me parece mal.

Não utilize todas as jóias que tem em casa para lhes dar uso. Não deve parecer uma árvore de Natal.

Nós Portugueses não temos o hábito de usar chapéus, mas não é proibido, apenas arriscado. Se gostar, use apenas em casamentos que se realizem durante o dia e apenas com vestidos de cocktail. Não se esqueça de o tirar na refeição, e não exagere no tamanho, convém as pessoas conseguirem aproximar-se de si. Normalmente são mais utilizados pelas mães dos noivos ou pelas madrinhas.

Evite vestidos demasiado curtos e justo e decotados e afins. Arrase, mas por melhor motivos!



Casamento Formal

Tal como o nome indica deverá ser alguma coisa mais chique, assim sendo, opte por tecidos com mais qualidade e acessórios mais poderoso. Não invista em padrões muito excessivos e mais uma vez não se transforme numa pequena árvore de Natal.
A menos que o Dress Code seja explícito, se o casamento se realiza depois das 18:00h o mais indicado é usar vestido comprido ou de cocktail. Se o casamento se realiza durante o dia é preferível um vestido de cocktail pelo joelho. Nesta altura do dia seja original na cor, mas se não conseguir decidir opte por tons mais claros/florais de dia e mais escuros à noite.
Nos sapatos é adequado um salto alto e fino, e nada de calçar a bela da sabrina a meio da festa, a formalidade requer-se do princípio ao fim. Em último caso, leve um segundo par mas igualmente bonito e elegante.
Quanto ao cabelo, explique o formato do vestido ao cabeleireiro e juntos vão chegar ao penteado mais adequado.

Como eu sou uma querida e só vos quero ver a sorrir preparei para vocês alguns exemplos, primeiro Looks Formais para dia, e depois Looks formais para noite:










Casamento Informal

Aqui já é mais fácil, não precisa de pensar tão detalhadamente em todos os pormenores por isso, acima de tudo, divirta-se! Mais uma vez o vestido curto ou de cocktail, mais simples que anteriormente. Evite brilhos excessivos nas lantejoulas, a menos que seja ao final da tarde.
Os saltos altos não se põem em questão mas neste caso já pode alargar o leque por umas sandálias, ou plataformas, ou com um salto mais largo. Neste caso não é preocupante que troque para umas sabrinas a meio da noite, mas não se esqueça, não é para umas que tenha lá para um canto.
Não é obrigatório o uso de collants, principalmente no Verão e com sandálias abertas, isso não por favor!
Pode também escolher uns óculos de sol, adequados.

Claro que também tenho umas inspirações mais soft para vocês:







Espero sinceramente ter ajudado, e que tenham gostado :)

19 comentários:

  1. Adorei as dicas !

    http://sonhando-porai.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  2. Aww its really inspiring! Loved all the proposals, can you put the links to buy those dresses online? :D

    Thank you for your lovely comment!

    Facebook / Instagram /Twitter / Chicisimo / Bloglovin

    - Hannah's Heels

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. My dear, it is very complicated to put here the links to all the dresses, but if you look you will find the names of the shops :)
      Thank you, and kisses*

      Eliminar
  3. Amiga dica maravilhosa para quem vai para casamento bom final de semana
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis

    ResponderEliminar
  4. Se tem uma coisa que deixa toda mulher desesperada é escolher vestido pra casamento, seja noiva, madrinha ou só convidada. Tinha 3 amigas com casamento pra ir, e não aguentava mais falar de vestido hahahahhaha. Da próxima vez, mando o link desse post, e facilito um pouco as coisas, hahahaha. Adorei! Beijos!
    http://dolcesabato.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  5. Muito obrigada pela tua visita.
    Deixa-me dizer que este post está muito completo e informativo :)

    http://arcoirisnumbatom.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Muito bom, excelentes dicas até porque vou precisar!

    ResponderEliminar
  7. Os looks dos casamentos informais são bem mais a minha cara, mas na minha família eles sempre são bastante formais. Eu gostei dos BCBG longos.

    ResponderEliminar
  8. Gostei das dicas. Eu sempre tenho dúvidas. Beijinhos!

    galerafashion.com

    ResponderEliminar
  9. Adorei a postagem, flor... ótimas dicas! Beijinhos!

    Blog Hello Smile {clique e acesse} | Jéssica
    .

    ResponderEliminar
  10. É aquele negocio, quando tem festa não tem a roupa
    e quando tem a roupa não tem a festa, rsrs

    Ótimas dicas....

    Beijooooos
    Ana Carvalho
    http://popbatom.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  11. Oie, tudo bem?
    Adorei as suas dicas, foram ótimas!
    beijos

    www.izabellagrimaldi.com

    ResponderEliminar
  12. Adorei as dicas, e os vestidos que você sugeriu!
    Bj

    ResponderEliminar
  13. Gostei muito! :DD

    *Beijinhos*
    Caty<3
    http://myfairytale4.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Gostei muito, este post está muito completo. Sou "apaixonada" pela organização de Casamentos e tudo o que tenha a ver com este tipo de eventos! Gostei mesmo muito do post.

    http://mundodamafy.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Adorei o post, super útil :D
    Os vestidos são todos tããããão lindos!!

    ResponderEliminar
  16. Elegancia acima de tudo :) Gostei das dicas!

    ResponderEliminar