abril 27, 2015

O ABC do Sutiã

Quem me segue desde o início com certeza que já reparou o quanto eu sou maluca por sutiãs, e já pôde espreitar alguns da gigante colecção que eu tenho, e hoje é sobre isso mesmo que vos venho falar, sobre sutiãs. Já foi dito mil e uma coisas sobre este tema, mas infelizmente continuo a achar que existem milhares de dúvidas, e tenho visto cada erro grave na rua que até fico espantada pela maneira que algumas mulheres conseguem se sentir confortáveis com os seus sutiãs. Não sentem, de certeza que não. Provavelmente o problema está mesmo na escolha do sutiã certo, mas enfim hoje vou dar o meu melhor para que fique tudo muito bem explicado.
Infelizmente não posso tirar fotos a todos os que tenho porque estou longe de casa, mas ficam aqui alguns dos meus para vos mostrar, e espero que gostem :)


1º - A mama

As mamas não são todas iguais, não existem umas iguais às outras nem nunca vão existir. Elas podem ter imensos tamanhos ou formas, inclusive ser diferentes uma da outra, e os mamilos igualmente, podem ser claros ou escuros, grandes ou pequenos, etc. Claro está que também não se desenvolvem todas na mesma altura. Normalmente começa a desenvolver-se entre os 9 e os 11 anos, e estará totalmente desenvolvida aos 17, mas isto não é uma regra e contigo pode ter sido diferente sem que isso seja um problema. Invariavelmente ela também tem tendência a modificar-se ao longo da nossa vida, isto é, no período menstrual, com a idade, se tiveres filhos, ou na menopausa.
Se tens uma mama maior que a outra (e é provável que tenhas!), se tens um ou ambos os mamilos invertidos (virados para dentro), caroços, mamas doridas antes do período, pelos que crescem à volta da auréola, ou estrias à medida que se desenvolvem, não stresses! Nada disto é grave ou prejudicial para a tua saúde!


2º - O Sutiã

Ao contrário do que muita gente pensa a mama é maioritariamente constituída por tecido gordo, não tem músculo, e a principal razão de usar sutiã é para dar suporte à mama. Já li muitas vezes pessoas a dizerem que usar sutiã só faz com que a mama fique mais caída, porque é como se o músculo ficasse "preguiçoso" e deixasse de desempenhar o seu papel. Mentira! A mama é suportada por ligamentos e músculos que ficam por detrás dela, e o uso do sutiã vai ajudar a dar apoio e uma forma mais definida à mama.
Não estejas à espera de comprar um sutiã qualquer e esperar que ele seja o perfeito para ti. É preciso experimentar muitos, de diferentes tipos até escolher o ideal. Não te esqueças também que ao fazer desporto é fundamental que uses um sutiã adequado para tal.
Se por acaso o teu sutiã apresenta sinais de desgaste, ou até mesmo começa a rasgar, não há dúvidas! Está na altura de comprar um novo!

É suposto que te sintas confortável e confiante com o teu sutiã! Mas como podes perceber que aquele sutiã não é o perfeito para ti? Se:
 ficar com a marca dele depois de o ter tirado.
 as mamas saírem por fora em cima, dos lados, ou em baixo.
 a barra das costas ficar acima das omoplatas (isto é horrível!).
 a ponta dos aros atingir as axilas.
 as copas do sutiãs ficarem enrugadas.
 as alças caírem dos ombros.
 o centro do sutiã não coincidir com o centro do corpo.



3º - Mitos

 Não há problema em dormir de sutiã se assim o entender, certifique-se apenas de que é confortável.
 E o mesmo acontece ao contrário, dormir sem sutiã também não faz com que a mama fique caída.
 O sutiã não atrapalha o crescimento da mama.


Não acredite em tudo o que lhe dizem. Nada disto lhe provocará cancro:
 desodorizantes ou antitranspirantes.
 usar sutiã com aros.
 fazer um piercing no mamilo.


4º - Comprar um Sutiã

Assim como existem mamas muito diferentes também existem sutiãs com vários tamanhos de copas e de costas. O tamanho das costas representa como ele assenta à tua volta, e o tamanho da copa representa a parte que segura na mama.
A dificuldade não está em onde os comprar, porque como sabem existem imensas lojas para o fazer, o problema está em escolher o modelo, ou o tipo, de sutiã que melhor se adequa a ti. E nunca compres sem experimentar, é fundamental, porque até as mesmas marcas variam muito entre modelos e afins.

Se realmente não percebes nada do assunto, e também não queres perceber, o melhor é ires a uma loja especializada, que normalmente tem profissionais que te podem ajudar a escolher o modelo mais indicado para ti.

Espero que tenha ajudado, e se tiverem alguma questão que vos esteja a incomodar não se esqueçam de a passar a escrito aqui em baixo nos comentários, que eu terei todo o gosto em responder!!! Beijinhooos**

10 comentários:

  1. Ótimas dicas.

    Isabel Sá
    https://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Adorei as dicas linda
    beijinhos
    http://cantinhodasofias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Wonderful shapes and colours!

    http://beautyfollower.blogspot.gr/2015/04/marina-of-voula-nautical-club-ii.html

    ResponderEliminar
  4. cute bra's

    http://www.amysfashionblog.com/blog-home

    ResponderEliminar
  5. Excelente post! A única coisa que me irrita quando compro sutias, é que os numeros varia de loja pra loja!
    Acontece o mesmo com os bikinis.. não é o mesmo tamanho do sutia, acontece a mim,pelo menos.
    Beijinhos
    http://alebanac.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Excelente! Não sabia de muitas coisas que agora me contaste e tinha ideias que estavam erradas. Adorei o post, fiquei esclarecida :)

    ResponderEliminar