janeiro 14, 2019

10 Hábitos A Melhorar No Novo Ano de 2019



Tal como nos anos anteriores a passagem de um ano para o outro traz sempre grandes planos, o traçar de vários objetivos, um foco nos nossos sonhos e naquilo que desejamos para sermos felizes e a sensação de que agora é que vai ser… Apesar de não ser nada pessoa supersticiosa, há coisas que uma pessoa pensa que mais vale fazer porque não custa assim tanto, por isso tratei de comer as 12 passas à meia-noite, vestir a roupa interior azul bebé, brindar ao que de bom aí vem, e imagino que haja mais umas quantas tarefas, mas eu só conheço estas.

No meio de todos os desejos para 2019 (e acreditem que são muitos e bem grandes), ainda houve espaço para refletir e decidir mudar alguns hábitos no meu dia-a-dia que, apesar de pequenos gestos, vão fazer a diferença na minha saúde e no mundo. Então vamos a isso:

1 – Beber mais água. Esta parece simples, mas já está nos meus desejos há alguns anos. Inicialmente não bebia água nenhuma, agora já consigo beber alguma, mas longe daquilo que deveria beber. Assim sendo, e para o bem do funcionamento aqui da pessoa é um ótimo objetivo ao qual me vou obrigar.

2 – Deixar de utilizar discos de maquilhagem em algodão. Eu disse que o objetivo também é fazer a diferença no mundo e aqui está o primeiro ponto. Sou pessoa para utilizar em média um disco de algodão por dia o que, para além de poluir constantemente com uma coisa que demora imenso a degradar-se também implica um gasto constante. Para substituir eu vou optar por utilizar uma toalha de maquilhagem que posso lavar e reutilizar sempre.

3 – Fazer exercícios localizados. E o que é que quero dizer com isto? Basicamente fazer alguns exercícios antes de ir para o banho por exemplo. Bem sei que não vale a pena me inscrever no ginásio ou algo do género, por isso se perder meia horinha antes do banho a fazer uns abdominais e umas flexões já é um ótimo ponto de partida e ajuda a desenferrujar.

4 – Evitar os fritos. Já os evito na verdade desde o ano passado, mas como ainda não consegui acabar com eles continua a haver espaço aqui para relembrar.

5 – Deixar de utilizar palhinhas. Sim, é uma das coisas impactante para o meio ambiente. E digo-vos, já comprei um kit pela internet de palhinhas reutilizáveis e, além de ser amigo do ambiente, ainda são giras giras giras.

6 – Não beber café com açúcar. Esta é fácil. Não se pensa muito, não se põe o açúcar e lá vai o café.

7 – Não utilizar copos nem colheres de plástico no café. Tal como as palhinhas também evito estes plásticos. Não que haja algum problema no caso de os reciclarem, mas mais uma vez implica um custo que vou cortar.

8 – Aumentar a distância das caminhadas. Claro que para quem não caminha, ou como eu que caminho muito pouco, isto é um bocado difícil, mas não tem que ser. Basta deixarem o carro um bocadinho mais longe quando vão para o trabalho por exemplo.

9 – Deixar de utilizar os cotonetes tradicionais. A par das palhinhas vou optar também pelos reutilizáveis.

10 – Separar todo o lixo. Sim, este ponto também tem de estar muito presente. Eu separo o lixo mas tenho noção que podia separar muito mais.

Vamos lá malta, ajudar o planeta e tornarmos mais saudáveis. E pode não parecer, mas cada um de nós pode fazer a sua diferença. Se tiverem mais dicas também deixem aqui nos comentários, é um tema que aprecio muito e tento sempre melhorar.


 

2 comentários: