janeiro 21, 2019

O que é isto de ser influencer?


Numa altura em que esta palavra nos aparece constantemente e em que tanto se debate o que isto possa ser, venho aqui abordar o tema e tentar perceber também o vosso ponto de vista. O que é isto de ser influencer? Mas que tipo de pessoas vocês acham que são capazes de vos influenciar? Qualquer uma? Ninguém?
Com o avanço das redes sociais este tema tem vindo cada vez mais à superfície e de cada vez que utilizo uma rede social é quase inevitável ver uma série de pessoas que se dizem influencers, mas será que são mesmo? Quem é que tu achas que consegues influenciar? E a partir de quantas pessoas é que isso pode ser levado como relevante? Penso que não haja grande resposta para as minhas perguntas, mas também não é preciso haver, em parte o objetivo é mesmo deixar a pergunta no ar. Alguém que me influencia a mim não tem necessariamente que influenciar o próximo ou vice-versa, contudo, a verdade é que nos casos mais conhecidos é isto que acaba por acontecer, e acontece de uma forma muito natural e espontânea…
Para quem não está muito dentro do assunto este termo é utilizado para identificar pessoas capazes de influenciar o comportamento/opinião de outras pessoas por diferentes vias, estando agora em voga as redes como o YouTube, o Facebook, o Instagram, etc. Com certeza que já se devem ter deparado com vários perfis em que as pessoas se denominam por “digital influencer”, a verdade é que nem sempre me parece verdade. Ou seja, com a expansão que as redes estão a alcançar, com o acesso fácil, com a facilidade de partilha, com os números de pessoas que se fazem notar nessas plataformas, cada vez se perde mais a noção de quem influencia ou não. Bem sei que isto é só um termo e cada um se autointitula daquilo que quiser, mas não será que estamos a perder um bocadinho a noção do que há por aí?
Há um anos, e não assim há tantos, eram conhecidas meia dúzia de pessoas que conseguiam efetivamente influenciar por essa forma, mas que tinham capacidades notórias para tal, hoje em dia qualquer pessoa se acha influencer e se gosta de rotular como tal. Não faz sentido malta. Vamos lá perceber que uma coisa é o que somos outra coisa é o que sonhamos ser. É capaz de influenciar mais uma pessoa simples que mostra o que é do que quem força ser quem não é. Vocês podem conhecer alguém na vossa rua, de quem vocês gostam, e que até vos pode influenciar naquilo que vão vestir por exemplo, e que alguém influencer nas redes sociais não o consiga fazer.
Acho esta palavra muito pesada, que hoje em dia ganhou umas proporções inigualáveis e que sinceramente gostava que nunca tivesse aparecido. Quem realmente nos influencia fá-lo sempre acontecer naturalmente sem tão pouco nos apercebermos disso.


3 comentários:

  1. Não me considero influenciadora e acho que há meia dúzia de influenciadores cá em Portugal, sinceramente. Sou criadora de conteúdo, e visto a camisola :p

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  2. Have a great week.

    http://www.amysfashionblog.com/blog-home

    ResponderEliminar